APOSENTOS DE BENTO XVI, EM FÁTIMA

25/04/2010 08:26
Carlos Ferreira  Os espaços do 1.º andarOs espaços do 1.º andar

 

 

Aposentos austeros para o Papa

Ao chegar à Casa de Nossa Senhora do Carmo, em Fátima, pela rua de Santa Isabel, o Papa vai encontrar o edifício de quatro andares e arquitectura simples onde ficará alojado com o seu séquito durante dois dias. A recepção, uma estrutura avançada em relação à fachada, forrada a pedra e com amplas janelas em vidro, dá acesso, por elevador ou escadas, ao 1º piso, onde Bento XVI se reunirá com os bispos portugueses e tomará as refeições.

A recepção e os restantes espaços no rés--do-chão, bem como o 1º piso, estão quase desprovidos de elementos decorativos, apelando à austeridade e ao recolhimento. À parte algumas plantas, quadros e estátuas de temática religiosa, pouco mais existe a enquadrar o mobiliário de linhas sóbrias.

O Papa vai percorrer todo o 1º andar: reúne-se no salão da Casa de Nossa Senhora do Carmo (no dia 13 de Maio à tarde), situado na ponta direita do corredor, e as refeições ser-lhe-ão servidas no refeitório, precisamente do lado oposto. A zona central, junto ao elevador, é dominada por uma escadaria em madeira, que dá acesso ao 2º piso, e por uma sala de espera, um dos espaços mais amplos, de onde sobressai um quadro enorme que retrata as Aparições.

A iluminação é simples, as paredes são brancas ou de cores próximas e o chão está quase todo forrado a corticite. O salão, decorado com uma imagem de Nossa Senhora de Fátima e um crucifixo, tem o piso em alcatifa. O refeitório, onde também há um crucifixo, além de um quadro que ilustra a Última Ceia, tem o chão em madeira e cortinas vermelhas nas janelas. Ainda no 1º andar, há um pequeno bar, onde se destaca a pedra. Quanto ao 2º andar, onde se situam os aposentos do Papa – ao qual não é possível aceder por razões de segurança e de privacidade do séquito –, os responsáveis pelo Santuário garantem não ser muito diferente do inferior. Apenas tem mais portas e divisões, porque predominam os quartos. Aliás, os serviços do Vaticano responsáveis pela organização das visitas papais 'não impuseram nenhuma condição especial, quer em termos de alojamento quer em termos das refeições'.

Os aposentos de Bento XVI, os mesmos onde ficou o seu antecessor, João Paulo II, em 2000 são 'simples' e compostos 'por um quarto de dormir [interior], um quarto de banho, um pequeno escritório e uma pequena sala de estar', segundo o Santuário. Ficam voltados para um pátio interior e são 'em tudo semelhantes aos outros'.