A primeira capela do arraial foi construída em 1652 pelos jesuítas. Já em 1732 com a expulsão destes da Capitania de São Vicente a administração do arraial da Escada foi entregue aos franciscanos, que construíram uma nova capela onde hoje se encontra a atual Igreja Nossa Senhora da Escada.

Sua arquitetura é tipicamente barroca, com suas paredes construídas em taipa de pilão. O Arraial da Escada representa a formação do próprio Município de Guararema. Situada no bairro da Freguesia da Escada, a 3,5 quilômetros do centro da cidade, a Igreja resistiu à ação do tempo, passou por reformas e ampliações até ser tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional, no dia 25 de janeiro de 1941.

Em 1982, a Igreja passou por uma reforma definitiva quando foi construída a praça em frente. Esta é a única Igreja do Brasil que possui a imagem de São Longuinho em altar, conhecido popularmente como o Santo dos objetos perdidos.


Endereço: Praça Salvador Lemes Cardoso s/n - Freguesia da Escada.

 

Igreja Nossa Senhora da Escada
 

IGREJA NOSSA SENHORA DA ESCADA

IGREJA NOSSA SENHORA DA ESCADA

 

Localização: Aldeia de Guararema

Número do Processo: 00345/73 e 08569/69

Resolução de Tombamento: ex-officio em 21/9/72

Livro do Tombo Histórico: inscrição nº 61, p. 4, 21/09/1972

O aldeamento de Nossa Senhora da Escada, cuja fundação data do século XVII, constitui o núcleo da atual cidade de Guararema. Este aldeamento, situado à margem esquerda do Rio Paraíba, surgiu nas antigas terras do capitão- mor de Mogi das Cruzes, Brás Cardoso, onde foram construídos uma igreja e um arraial. Inicialmente, este local abrigou oitocentos índios orientados por jesuítas que foram, nos primórdios do século XVIII, substituídos pelos franciscanos. A igreja, construída em taipa de pilão e pau-a-pique, constitui-se em remanescente da arquitetura religiosa dos jesuítas, com planta em nave única, capela-mor e dependências nos fundos. O convento, situado no prolongamento da elevação da igreja, encontra-se dividido em dois pavimentos, muito alterados no decorrer do tempo.

Fonte Processo de Tombamento