Roteiro Turístico

26/06/2011 22:37

Roteiro Turístico: alunos de Barueri visitam Museu e Capela Nossa Senhora da Escada:

 

 

 

 

 

Roteiro Turístico: alunos de Barueri visitam Museu e Capela Nossa Senhora da Escada
 

Uma turma de alunos do 4º ano da Emef Alexandrino da Silveira Bueno (Jardim Silveira) visitou esta semana a Capela Nossa Senhora da Escada, localizada na Aldeia de Barueri, e a Biblioteca Eny Cordeiro e o Museu Municipal, ambos no Jardim Belval. O passeio faz parte do programa de roteiro turístico “Visitas Monitoradas aos Museus de Barueri”, desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura em parceria com a Secretaria de Educação do município.

Durante a visita à Capela, erguida em 1560, os alunos sempre muito animados ficaram encantados com o chão de vidro onde é possível visualizar as antigas estruturas da capela. “O que eu mais gostei na capela foi ver o chão de vidro”, disse Rafael Higino Lima da Silva, 9 anos.

Os alunos estavam acompanhados de uma professora e um monitor, que durante todo o tempo contava histórias e acontecimentos sobre a construção da capela e da aldeia indígena que existira no local, onde atualmente é o bairro da Aldeia de Barueri.

Em seguida, os alunos partiram rumo à Biblioteca Eny Cordeiro, e lá foram recepcionados por uma das funcionárias que os levou até a sala onde ficam expostos os bustos dos principais escritores brasileiros.

“Gostei muito de conhecer a história dos escritores”, falou Paulo Henrique Santos de Freitas, 9 anos.

“Achei muito legal ver as estátuas na biblioteca”, disse Geovana Cavalcante Lima, 9 anos.

E por último, as crianças foram direto para o Museu Municipal que fica ao lado da Biblioteca. Lá, puderam contemplar os belos painéis da história da cidade de Barueri, desde o aldeamento indígena remontando ao ano de 1560, que retratam as terras doadas aos jesuítas pelo governador da Capitania de São Vicente Jeronymo Leitão. Em outros painéis, também aprenderam sobre os grandes momentos da história do progresso de Barueri, com a vinda  da Estrada de Ferro Sorocabana e a importância da Rodovia Castello Branco nesse processo.

Oportunidade para também apreciar o trabalho arqueológico que foi realizado no antigo aldeamento instalado em torno da Capela de Nossa Senhora da Escada, cuja imagem teria vindo da Europa trazida pelo jesuíta José de Anchieta. Conheceram também a história da emancipação de Barueri.

No espaço externo, visitaram o vagão de luxo inglês de 1900, além da réplica de uma Oca Xavante que conta com área total de 96 metros, projetada para ser um ambiente de eventos.

Ainda no espaço externo, os alunos conheceram a prensa manual utilizada em meados do século XVII para a extração do suco da mandioca; e o Memorial ao Centenário, um baú onde estão depositados diversos documentos históricos da cidade, mensagens de autoridades e personalidades, que só será aberto em 2049, ano do centenário de Barueri.

Sobre o programa

O programa de roteiro turístico realizado em Barueri tem o objetivo de levar os alunos aos museus da cidade, apresentando seus valores arqueológicos, religiosos e folclóricos.

As visitas são realizadas no horário de aula, conforme cronograma elaborado de acordo com o calendário escolar, e todos os alunos são acompanhados por monitores do Departamento de Turismo da Secretaria de Cultura de Barueri, juntamente com um professor indicado pela escola.

Como participar

Para agendamento de escolas particulares, entidades e munícipes interessados em participar das visitas monitoradas, basta entrar em contato com o Departamento de Turismo da Secretaria de Cultura, pelos telefones 4199-1605 ou 4199-1601.