Câmara institui Dia de Nossa Senhora da Escada e São Benedito

21/05/2013 22:05

 

Câmara institui Dia de Nossa Senhora da Escada e São Benedito

Projeto de Lei aprova datas comemorativas para homenagear entidades divinas por conta dos valores históricos e culturais que os Santos representam para a Cidade


Foi aprovado, no último dia 9, a lei que institui em Guararema o Dia Municipal de São Benedito, comemorado em 5 de outubro e o Dia de Nossa Senhora da Escada, celebrado em 21 de novembro. O projeto de lei número 2935, de 9 de maio deste ano, encaminhado pelo vereador Eduardo Aparecido Moreira Franco, consagra as duas entidades divinas como padroeiros da Cidade. As relações históricas, culturais e religiosas de Nossa Senhora da Escada e São Benedito com o Município contribuíram para a aprovação da proposta. 

O vereador Eduardo lembra que essas “figuras” já criaram laços com a Cidade e a lei somente irá formalizar essa relação de fé e devoção pelos santos. “Não há como citar a história de Guararema sem deixar de lembrar de Nossa Senhora da Escada e São Benedito”, reforçou o membro do Legislativo. 

Os registros não negam. De acordo com a história, Gaspar Vaz fundou o aldeamento da Escada para catequizar os índios. Esses tinham por hábito colocar sobre a sepultura de seus mortos um fardel cheio de alimentos e uma escada para que a subida da alma até o reino de Tupã se realizasse de maneira tranquila. Conhecedores deste fato, os portugueses projetaram uma escada a fim de fazer ligações as crenças pagãs e a religião adventícia, de modo a facilitar a catequização.
A escada dava acesso a um templo religioso, hoje, a famosa Igreja Nossa Senhora da Escada. O nome serviria para batizar também o tradicional bairro da Freguesia da Escada, sugerido por Gaspar Vaz, em 1611. Mais tarde, em 1875, Maria Florência, ex-escrava, recebe um quinhão de terra às margens do Rio Paraíba do Sul, acima da foz do Ribeirão. Em devoção, constrói uma capela em homenagem a São Benedito, um frei humilde, negro, filho de escravos, conhecido por compartilhar alimentos com os mais pobres. 

A capela dedicada a ele, pela ex-escrava Guararemense, foi apenas o começo dos principais empreendimentos históricos e culturais da época. Em seguida, a instalação e funcionamento do trecho da estrada de ferro, da Companhia São Paulo e Rio de Janeiro, ajudaram a impulsionar o surgimento de novos moradores, a vinda do comércio e das indústrias. “Como se vê, o município surgiu, cresceu, evoluiu e progrediu em razão da devoção daqueles que se instalaram em torno da Igreja de Nossa Senhora de Escada e da Capela de São Benedito. Por tudo isso, aprovamos essa lei, que torna oficial a consagração de Nossa Senhora da Escada e São Benedito como padroeiros de Guararema”, reforçou o vereador mais jovem da Cidade, acrescentando a existência das tradicionais comemorações e festejos, como a Festas de São Benedito.